A utilização do óleo correto para lubrificação do motor é um assunto muito importante e requer atenção. Para que seu equipamento tenha longa vida útil, é imprescindível estar atento ao estado de conservação dos componentes básicos. Se o óleo utilizado não for o correto e nem de boa qualidade, alguns danos e falhas serão ocasionadas. Confira abaixo.

Dificuldade na partida

Pesquisas apontam que 75% do desgaste do motor ocorre no momento da partida. Utilizar um óleo que não seja o adequado pode interferir diretamente nessa questão.

É essencial que o lubrificante flua o mais rápido possível, para lubrificar o motor. Justamente por isto, é de grande importância utilizar produtos com viscosidade menor no momento da partida.

Consumo excessivo de óleo

A utilização de um óleo que não seja o adequado pode causar um consumo excessivo, devido a sua não compatibilidade. Nesse caso, acarreta em uma regulagem incorreta, que acaba influenciado nas demais peças do motor, como anéis, pistões, etc.

Outro ponto é a viscosidade do óleo. Normalmente, quanto menor a viscosidade, maior o consumo. Por isso a importância da escolha do óleo ideal.

Desgaste excessivo de peças

O desgaste das peças é natural. Porém com a utilização de um óleo inadequado, esse processo acaba sendo acelerado. Você acaba comprometendo o “planejamento”, tendo irregularidades no motor, antes do “previsto”.

Aumento de temperatura, contaminação e desalinhamento são algumas causas de desgastes excessivos devido a utilização do óleo incorreto.

Acúmulo de resíduos

Fuligem, substâncias e materiais formados são ocasionados devido a utilização do óleo incorreto.

O acúmulo de resíduos acontece devido alguns fatores, como a filtragem insuficiente do óleo, contaminação, e também a na questão da viscosidade – um óleo diferente do anterior com maior grau dispersante, tendendo a soltar os resíduos acumulados do óleo anterior.

Alteração na pressão do óleo

Mais uma vez vamos falar de viscosidade. É um fator que pode possivelmente afetar a pressão de óleo. Por isso se você utiliza um óleo que não seja o ideal, também irá interferir na sua pressão.

Podemos assimilar como um ciclo. Utiliza-se o óleo incorreto, altera-se a temperatura de operação, que pode diminuir ou aumentar a pressão, dentro de suas variáveis.

Open chat