Como escolher Pneu OTR para a sua máquina
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Saiba como escolher Pneu OTR para a sua máquina e melhorar a produtividade e o desempenho de sua operação.

A princípio, sua máquina requer pneus OTR (Off The Road – Fora de estrada em português) de boa qualidade para garantir os menores custos operacionais possíveis e o maior tempo de atividade possível.

Embora todos os pneus OTR precisem ser resistentes, eles certamente não são todos iguais.

Por isso, vamos conhecer as diferenças e os parâmetros que auxiliam na escolha do pneu OTR ideal para a sua máquina!

O uso do Pneu OTR e seus requisitos

Uma vez que são usados ​​em vários ambientes para muitas indústrias diferentes, é vital que os pneus OTR que você instalou atendam às necessidades da tarefa, seja movimentação de terras, construção, obras rodoviárias, florestais, mineração ou manuseio de mercadorias.

Ao mesmo tempo, embora os requisitos de pneus OTR específicos variem de acordo com as aplicações da indústria, existem alguns pré-requisitos comuns a serem levados em consideração, incluindo durabilidade, confiabilidade, estabilidade, robustez e tração.

Além disso, você precisa considerar o tamanho do pneu, incluindo as dimensões gerais, bem como a estrutura da carcaça, profundidade do piso, padrão e capacidades de desgaste.

As capacidades de carga e velocidade, a resistência ao corte e ao rolamento, assim como os protetores de flotação e das paredes laterais também são importantes.

Os fatores na escolha do Pneu OTR

Primeiramente, existem vários fatores a considerar ao escolher pneus OTR e a avaliação da área de contato do local está no topo da lista.

Pois sabemos que as máquinas em locais de construção e mineração trafegam por superfícies desafiadoras enquanto realizam o serviço pesado.

Por isso, antes de escolher um pneu específico, é preciso entender profundamente as atividades das máquinas nos seus locais de obras.

Em locais de mineração por exemplo, realiza-se montando uma unidade de rastreamento em uma máquina e deixando o veículo circular durante um determinado período. Isto pode ajudá-lo a desenvolver um “mapa do local”.

Ao mesmo tempo, você deve rastrear a distância percorrida pela máquina, a sua velocidade e a carga que transporta.

Logo depois, considere a carga média e multiplique esse número pela velocidade média do veículo. Como resultado, você terá a classificação de toneladas-quilômetros-por-hora (TQPH) ou toneladas-milhas-por-hora (TMPH) do local.

Bem como, cada pneu OTR tem também um TQPH ou TMPH específico que representa a carga máxima recomendada que o pneu pode transportar a uma determinada velocidade, independentemente da aplicação.

Ainda mais, você deverá escolher um pneu cujo TQPH ou TMPH seja superior ao TQPH ou TMPH do local, isso garante a escolha do pneu OTR certo para o local.

Tipos de Pneus OTR

Antes de tudo, os dois tipos básicos de pneu OTR são os diagonais e os radiais.

Ambos os tipos estão disponíveis para equipamentos pesados, embora pneus radiais sejam geralmente mais populares.

Os pneus diagonais

São feitos de lonas de nylon sobrepostas, projetadas para criar uma camada espessa, bem como, inflexível.

Eles podem carregar cargas mais pesadas do que os pneus radiais mas podem ser menos estáveis, especialmente em curvas.

Além disso, o atrito mais alto tende a resultar em desgaste mais rápido e maior consumo de combustível.

Os pneus radiais

Primordialmente, os pneus radiais são baseados em um conceito mais novo e feitos de forma que a banda de rodagem e o flanco não sejam sólidos, mas funcionem independentemente um do outro.

Além disso, possuem melhor tração e maior durabilidade, há consideravelmente menos danos potenciais do solo devido à maior absorção de choque, e isso se traduz em menor manutenção para os equipamentos.

Ao passo que o conforto do operador é melhor e a produtividade é maior com menos consumo de combustível do que quando os pneus diagonais são usados.

O que são os códigos C, E, G e L

Na lateral do pneu existe um código que corresponde à finalidade para a qual o pneu foi desenvolvido, bem como, o tipo de máquina a que se destina.

C significa Compactor Roler (Máquinas Compactadoras) e é acompanhado pelo código C1, o que significa que é um pneu sem padrão.

E significa Earthmoving (Máquinas de Terraplanagem). Vem com os seguintes códigos:

  • E2: Tração;
  • E3: Rocha, padrão normal;
  • E4: Rocha, padrão profundo;
  • E7: Flotação.

G significa Grader (Máquinas Niveladoras). Acompanhado pelos seguintes códigos:

  • G2: Tração;
  • G3: Rocha, padrão normal;
  • G4: Rocha, padrão profundo;
  • G5: Rocha, padrão extra profundo;

L é a abreviatura de Loader/Dozer, (Máquinas Carregadeiras). Usado juntamente com os seguintes códigos:

  • L2: Tração;
  • L3: Rocha, padrão normal;
  • L4: Rocha, padrão profundo;
  • L5: Rocha, padrão extra profundo;
  • L3S: Sem padrão;
  • L4S: Sem padrão, piso grosso;
  • L5S: Sem padrão , piso extra grosso;

Nova linha ITR de Pneu OTR

A ITR oferece uma gama completa de pneus com uma vasta gama de modelos, concebidos para as mais variadas condições de trabalho, bem como, os mais variados terrenos.

Os pneus ITR são fabricados de acordo com rigorosos procedimentos de controle de qualidade em fábricas de última geração.

A tecnologia de fabricação dos pneus ITR garante uma carcaça de excelente qualidade confeccionada com compostos duráveis ​​que garantem tração sólida, longa vida útil, assim como, excelente resistência a perfurações por impactos.

A ITR South America já possui modelos de pneus OTR à pronta-entrega! Entre em contato com nossos consultores através do telefone 11 4750-1305.

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