Todos sabem que os custos de material rodante chegam a representar até 50% do orçamento de manutenção da frota de equipamentos. Por isso é importante observar alguns cuidados específicos na manutenção deste componente. Damos aqui algumas dicas básicas que aumentarão a performance da sua máquina, reduzindo a possibilidade de quebra e manutenção precoce de esteiras e roletes.

Regulagem das esteiras

Conforme orientado no manual do equipamento, a regulagem das esteiras deve sempre ter uma folga natural, independente se a máquina possui rolete superior ou não.

Atenção ao giro da esteira

O giro da esteira tem caráter de manutenção preventiva e busca a uniformidade no desgaste dos pinos e buchas. Para cada tipo de terreno trabalhado será necessário um número de horas diferentes para o giro.

Qual o tempo médio para o giro em cada terreno?

Quando o equipamento estiver operando em terreno argiloso pode-se considerar o giro com 3.500 horas. Caso a operação esteja sendo feita em terrenos rochosos a manutenção deve ser observada a partir de 1.200 horas. Neste caso o desgaste nas sapatas deve ser observado. Em terrenos abrasivos como areia ou aterros sanitários, o giro de pinos e buchas ocorre entre 400 e 500 horas.

 

Dúvidas na manutenção do seu equipamento? A ITR possui técnicos de campo especializados em material rodante. Ligue 11 3340-7555 e solicite uma visita.