Os produtores de cana possuem grande preocupação em manter suas colhedoras em pleno funcionamento e trabalhando com alta performance, muitas vezes por até 22 horas diárias no período de colheita. Diante de tanto esforço o desgaste é comum, principalmente no conjunto de material rodante. Pensando em garantir que a colhedora trabalhe por mais tempo, evitando o desgaste precoce, a ITR desenvolveu uma linha de roletes PREMIUM, totalmente focada em qualidade e performance de ponta.

Desempenho dos roletes ITR Premium em colhedoras John Deere CH570 e CH670

Além do desgaste natural da operação, nossos clientes vinham encontrando problemas nas colhedoras John Deere CH570 e CH670. Os equipamentos saem de fábrica com 8 roletes inferiores de cada lado, os roletes 1, 2, 7 e 8 são rolamentados, os demais são tradicionais roletes de bronze. Devido à baixa produtividade dos roletes rolamentados, fizemos um teste em campo com os Roletes ITR Premium.

Durante o teste substituímos todos os roletes, da posição 1 a 8, de ambos os lados, por roletes ITR Premium (veja esquema).

Disposição dos roletes colhedora John Deere CH570 e CH670

Resultado dos testes

Os roletes rolamentados originais começaram a apresentar problemas de desgaste e evidencia de quebra a partir de 1.000 horas, tendo que ser substituídos no máximo em 1.200 horas.

Os Roletes ITR Premium alcançaram 2.500 horas e foram substituídos como parte do planejamento de manutenção preventiva, sem evidência de desgaste preocupante.

O que têm os roletes ITR Premium para garantir tal performance?

Os roletes ITR Premium são projetados para aplicações severas, máquinas pesadas, que trabalham com velocidades elevadas de rotação, condições de trabalho muito críticas em terrenos inclinados e escorregadios.

Características dos roletes ITR Premium

As condições severas levam o rolete a trabalhar em temperaturas elevadas de exercício e desgastes pesados, não só nos componentes internos, mas também nos componentes externos. Nestas mesmas condições os roletes standard chegam a temperaturas muito elevadas, ocorrendo quebras frequentes e, consequentemente, desempenhos muito limitados.

Trabalhamos em algumas características que conferem maior resistência para elevadas cargas, melhorando a resistência a alta rotação, utilizando óleos especiais e superfícies de contato com rugosidade muito baixa.

Rolete ITR Premium vs Rolete Standard

A diferença entre eles não é visível, para obter esta qualidade muito superior, a equipe de engenharia da ITR trabalhou nos principais pontos de fabricação:

  • Matéria-prima
  • Tratamento térmico
  • Acabamento superficial
  • Óleo de lubrificação

O resultado e os ganhos são visíveis. Maior resistência para cargas elevadas e para alta rotação, rigidez, redução significativa de quebras, maior desempenho e performance.

Por isso, quando o assunto for material rodante para colhedoras, conte com a linha de roletes Premium da ITR. É a sua máquina trabalhando por mais tempo e com maior desempenho.