Entenda o porquê de ter a manutenção preventiva de seus equipamentos em dia resulta em uma melhor e maior produtividade, além da redução nos prejuízos

Um dos maiores impasses dentro da gestão de uma empresa é a Manutenção Preventiva, processo fundamental e indispensável na redução de custos, aumento da produtividade e principalmente vida útil dos equipamentos.

Ao tocar no assunto redução de custos e aumento da durabilidade e eficiência das máquinas, não há como deixar de lado um termo muito conhecido no meio maquinário que se chama Manutenção Preventiva.

Aos que não sabem, ou não possuem um conhecimento amplo no assunto, esta prática periódica garante a longevidade, melhor desempenho e segurança de um equipamento.

Manter uma máquina com a manutenção em dia é um enorme desafio dentro de muitas empresas, que na maioria das vezes acabam deixando passar a revisão do equipamento e se veem diante de situações caóticas. Mas, como assim? Bom, nós te explicamos.

Consequências da falta de Manutenção Preventiva

Ao não realizar a manutenção preventiva nos equipamentos eles ficam sujeitos a falhas inesperadas e panes que podem comprometer a produtividade e o ambiente de trabalho a uma maior exposição de acidentes.

Com isso, você e sua empresa podem ter um enorme prejuízo financeiro, pois, ao ter uma máquina parada significa um delay gigantesco na produtividade, além de um gasto maior para consertar o problema.

Ou seja, somente nessa “brincadeira” seu prejuízo foi comprometer o prazo do seu serviço e os custos mais altos no reparo do equipamento.

Agora que você já entendeu bem por cima o que é a manutenção preventiva, vamos te explicar o porquê, na maioria das vezes, ela é um problema dentro das empresas.

Gestão da Manutenção Preventiva

Apesar de sua extrema importância no setor de equipamentos pesados, muitas das vezes a manutenção preventiva é deixada de lado dentro de uma empresa.

Algumas companhias possuem uma certa dificuldade em controlar os indicadores de performance da produção, que envolvem custos, consumo e resultado.

Neste caso, ao não saber como está o funcionamento do equipamento, a gestão não consegue entender a necessidade de melhorias e reparos nas máquinas.

Este é um dos equívocos a ser evitado durante a gestão dos equipamentos, não entender a importância da operação adequada para reduzir custos e saber intervir com manutenções podem acarretar um prejuízo que poderia ser revertido em lucratividade.

Tipos de manutenção

Manutenção Corretiva

Ocorre após falha ou quebra do equipamento e busca corrigir o funcionamento da máquina.

Manutenção Preventiva

Realizada para prevenir ou evitar panes ou a queda no desempenho. É feita ocasionalmente nos equipamentos, seguindo um plano de gestão de manutenção.

Manutenção Preditiva

Monitora os principais indicadores do equipamento como vibração, análise de óleo e ferrografia, prevenindo qualquer falha futura, evitando quebras inesperadas.

Manutenção Proativa

É sugerida ou realizada pelo próprio operador do equipamento, indicando possíveis alterações em sua operação e mantendo o controle através de inspeções diárias em componentes vitais.

Benefícios para sua empresa

A manutenção preventiva é eficaz na hora de evitar o surgimento de falhas, além também da redução de desempenho causados pelo desgaste dos equipamentos.

Ao realizar os procedimentos de intervenção mais assertivos, este método garante a qualidade e o estado de cada componente, favorecendo na capacidade e produtividade de suas máquinas, o que resulta em um maior desempenho financeiro para sua empresa.

Sendo assim, podemos concluir que…

O custo da manutenção preventiva vale muito mais a pena do que o prejuízo de uma máquina parada.

As técnicas oferecidas por este método permitem cuidados precisos, eficazes e atuais, visando proporcionar o melhor aproveitamento da vida útil e também do desempenho de seus equipamentos.

A ITR trabalha com peças de reposição para equipamentos de construção e mineração, como escavadeiras, tratores de esteira, motoniveladoras e carregadeiras.

Para mais informações, orçamentos e dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores.

Open chat