O ambiente hostil dos canteiros de obras e extração de diferentes minérios é o grande vilão de um importante componente do seu equipamento: o filtro. Além do desgaste normal, os filtros passam a contar com a influência do ambiente por conta da enorme quantidade de poeira e suspensão de partículas de minério e, dependendo do tipo de operação, sofrem também com o funcionamento do motor quando o equipamento está em repouso, situação em que a refrigeração é deficitária e compromete todo sistema.

Entenda aqui as características de cada filtro, sua importância e quais motivos para você cuidar deles da melhor maneira possível.

Os tipos de filtros

Por depender do sistema hidráulico para sua movimentação, os tratores e escavadeiras contam com dezenas de filtros em sua composição, porém elencamos quatro tipos principais de filtros em um equipamento pesado: filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de cabine.

Porque cuidar do filtro de cabine?

Para manter a qualidade do ar respirado pelo operador na cabine é necessário trocar periodicamente o filtro, pois este é responsável por reter a entrada de pó, material suspenso, fuligens e gases nocivos. Aqui a preocupação não é com o equipamento em si, mas com a diminuição do risco de saúde dos colaboradores.

Consequências de um filtro de combustível saturado

Caso sua equipe de manutenção resolva estender a utilização do filtro de óleo de um equipamento além do tempo indicado pelo fabricante, as consequências serão trágicas. Além da perda de capacidade de separar a água do diesel, o filtro deixa de reter partículas como ferrugem e resíduos do tanque, causando a perda de potência, aumento do consumo de combustível ou até o travamento do motor.

Substituiu o óleo? Troque o filtro também

A melhor forma de garantir que um filtro de óleo continue sendo eficiente é fazendo a troca do mesmo todas as vezes em que substituir ou completar o óleo do sistema. Caso contrário, o filtro não só será incapaz de reter impurezas como ajudará no processo de formação de borra no sistema, podendo fundir o motor por falta de lubrificação.

Cuidados com o filtro de ar

Responsável por impedir a entrada de impurezas na câmara de combustão, o filtro de ar é muito sensível e deve contar com atenção especial. Ele não deve ficar exposto e nem contar com amassados, pois qualquer diferença dimensional é um prato cheio para a contaminação do ambiente, gerando ineficiência na combustão e consequente perda de potência do motor.

A dica mais importante é cuidar do processo de troca dos filtros, antecipando a possibilidade de perdas de produtividade ou falhas e quebras dos diferentes sistemas. Mantenha em estoque uma quantidade mínima de cada filtro que seus equipamentos consomem, pois em situações não previstas e troca deve ser rápida e com menor impacto possível na sua produtividade.

 

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