A utilização do óleo correto para lubrificação do motor é um assunto muito importante e requer atenção.
Para que seu equipamento tenha longa vida útil, é imprescindível estar atento ao estado de conservação dos componentes básicos.
Se o óleo utilizado não for o correto e nem de boa qualidade, alguns danos e falhas serão ocasionadas. Confira abaixo.
Dificuldade na partida
A princípio, pesquisas apontam que 75% do desgaste do motor ocorre no momento da partida, utilizar um óleo que não seja o adequado pode interferir diretamente nessa questão.
É essencial que o lubrificante flua o mais rápido possível, para lubrificar o motor. Justamente por isto, é de grande importância utilizar produtos com viscosidade menor no momento da partida.
Consumo excessivo de óleo
Primordialmente, a utilização de um óleo que não seja o adequado pode causar um consumo excessivo, devido a sua não compatibilidade.
Dessa forma, acarreta em uma regulagem incorreta, que acaba influenciado nas demais peças do motor, como anéis, pistões, etc.
Outro ponto é a viscosidade do lubrificante. Normalmente, quanto menor a viscosidade, maior o consumo. Por isso a importância da escolha do lubrificante ideal.
Desgaste excessivo de peças
O desgaste das peças é natural. Contudo, com a utilização de um óleo inadequado, esse processo acaba sendo acelerado. Como resultado, você acaba comprometendo o “planejamento”, tendo irregularidades no motor, antes do “previsto”.
Aumento de temperatura, contaminação e desalinhamento são algumas causas de desgastes excessivos devido a utilização do lubrificante errado.
Leia também: Como escolher a melhor viscosidade do óleo lubrificante para escavadeiras
Acúmulo de resíduos
Fuligem, substâncias e materiais formados são ocasionados devido a utilização do lubrificante incorreto.
O acúmulo de resíduos acontece devido alguns fatores, como a filtragem insuficiente do óleo, contaminação, bem como na questão da viscosidade – um lubrificante diferente do anterior com maior grau dispersante, tendendo a soltar os resíduos acumulados do óleo anterior.
Alteração na pressão do óleo
Mais uma vez vamos falar de viscosidade. É um fator que pode possivelmente afetar a pressão de óleo. Por isso se você utiliza um lubrificante que não seja o ideal, também irá interferir na sua pressão.
Enfim, podemos assimilar como um ciclo, utiliza-se o lubrificante incorreto, altera-se a temperatura de operação, que pode diminuir ou aumentar a pressão, dentro de suas variáveis.
Leia também: Vazamento de óleo em equipamentos pesados: como prevenir



