Primordialmente, uma das principais vantagens das camisas de cilindro é assegurar a integridade dos componentes do motor.
A operação correta do motor é um dos fatores fundamentais para garantir o desempenho das máquinas de movimentação de terra que normalmente estão sujeitas a operação intensa.
Por isso, a escolha e a manutenção cuidadosa dos componentes podem estender a vida operacional das máquinas, reduzir os custos de manutenção e aumentar a produtividade, reduzindo os tempos de parada.
Este artigo ilustra como e porquê as camisas de cilindro podem contribuir prolongando a vida útil do motor, além da correta instalação.
Tipos de camisas
Antes de tudo, as camisas são elementos de superfície cilíndricos capazes de reter uma fina película de óleo na superfície interna.
Quando inseridas nos cilindros do bloco do motor, protegem-no do desgaste e do deslizamento dos pistões.
Portanto, os blocos de motor de máquinas industriais, ao contrário de aplicações menos exigentes, normalmente têm camisas de cilindro em vez de permitir que os pistões se movam em contato direto com as paredes do bloco de motor.
Existem dois tipos principais de camisas.
O primeiro tipo não tem contato direto com a parede do cilindro do bloco do motor, e a camisa é revestida com um fluxo de líquido refrigerante. Por isso, elas são chamadas de camisa lubrificadas.
O segundo tipo é conhecido como camisas “a seco”, camisas finas encaixadas dentro do bloco do motor com a parede externa em contato direto com o cilindro do bloco do motor.
Vantagens das camisas de cilindro
Os fabricantes de motores usam cilindros com camisas devido às vantagens que este sistema oferece, por exemplo:
- Maior resistência . Fazer camisas separadamente do bloco do motor permite o uso de materiais especiais de alto desempenho do que aqueles usados para a construção do bloco em si. Geralmente, os revestimentos são feitos de ligas especiais de ferro fundido, contendo elementos com propriedades lubrificantes naturais, como o grafite por exemplo. Outros componentes como cromo, vanádio e molibdênio ajudam a garantir a resistência à corrosão e ao desgaste causado por altas temperaturas.
- Manutenção mais fácil . Quando as camisas estão gastas, elas podem ser substituídas mais facilmente do que trocar um bloco de cilindros inteiro;
- Maior condutividade térmica. Em temperaturas operacionais, as camisas aquecem mais do que os cilindros e devem ser capazes de expandir tanto em diâmetro quanto em comprimento.
- Menor risco de defeitos . Quanto mais complexa a fusão, mais difícil será obter superfícies perfeitamente uniformes com baixas tensões residuais.
Quais as características das camisas de cilindro para um bom desempenho?
Antes de tudo, as camisas de cilindro estão sujeitas a múltiplas tensões:
- Mecânicas – causadas pela pressão de combustão;
- Térmicas – causadas pelas altas temperaturas do processo de combustão;
- Desgaste – de três fatores principais:
- Abrasão – que depende da eficiência dos filtros de ar e óleo;
- Corrosão – causada por subprodutos da combustão;
- Atrito – causada por falta de lubrificação.
Por isso, o processo de fabricação desses componentes é muito importante e seu projeto deve atender a especificações precisas para proteger o motor e estender sua vida útil. Esses incluem:
- Propriedades de alta resistência e anticorrosão,
- Baixo atrito,
- Alta precisão.
Uma característica fundamental das camisas para reduzir o atrito, bem como prolongar a vida útil do motor é um padrão cruzado de ranhuras na parede interna.
Essa superfície ranhurada mantém uma quantidade adequada de óleo na parede interna da camisa, dessa forma, garante lubrificação suficiente no ponto de contato entre os anéis do pistão e a camisa.
O ângulo de interseção correto para o sulco das paredes geralmente estimado em cerca de 45°, pois isso promove uma lubrificação uniforme e, consequentemente, prolonga a duração das superfícies.
No entanto, existem casos do uso de diferentes ângulos para materiais e formas de uso específicos.
Por fim, outros fatores que ajudam a aumentar a resistência e a limitar o desgaste das superfícies das camisas são o rolamento da flange e o revestimento anticorrosivo da parede externa.
Como instalar corretamente as camisas de cilindros?
As principais etapas para encaixar corretamente as camisas dentro dos cilindros estão listadas abaixo, junto com algumas precauções e técnicas para evitar falhas, bem como o desgaste prematuro.
- Limpe bem o bloco do motor, pois a sujeira presa pode causar a quebra da flange.
2. Verifique se há rebarbas ou materiais salientes e remova-os para evitar problemas com as juntas.
3. Insira as camisas no bloco de cilindros sem juntas ou outros elementos e verifique o posicionamento correto da flange.
4. Quando a posição da camisa estiver correta, remova-a após colocar as marcas de alinhamento tanto na camisa quanto no bloco dos cilindros para a reinserção na mesma posição.
5. Insira as juntas evitando qualquer torção que possa causar distorção da camisa, gerar atrito ou reduzir a folga entre o pistão e a camisa.
Muitos instaladores aconselham que as juntas precisam ser lubrificadas ou engraxadas antes da instalação para simplificar o processo. No entanto, o método correto é instalar as juntas “secas” e inserir uma haste redonda como uma chave de fenda e movê-la ao redor de toda a circunferência da junta para garantir a aderência uniformemente. Somente depois os vários componentes devem ser lubrificados.
6. Mergulhe a junta em óleo SAE 30 limpo. Encaixe-a na camisa que deve ser inserida no bloco de cilindros imediatamente antes que a junta se expanda.
7. Verifique se a marca de referência na manga feita anteriormente está alinhada com a marca no bloco. Use a ferramenta especial para empurrar a camisa para a posição.
8. Por fim, repita as mesmas etapas para todas as camisas.
Camisa de Cilindros ITR
Em resumo, a escolha e o uso correto de apenas um pequeno componente podem fazer toda a diferença no desempenho e na vida operacional das máquinas de movimentação de terras.
É por isso que é vital encontrar um parceiro especialista confiável.
A ITR oferece uma ampla gama de camisas de cilindro, com diâmetros de 94mm à 170mm, para Caterpillar, Komatsu, Volvo, Hitachi e JCB.
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– ITR South America –
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