Como é o processo de fabricação do Material Rodante ITR

O processo de fabricação do Material Rodante ITR envolve etapas de extrema importância para garantir a qualidade dos componentes.

Como resultado, o Material Rodante ITR entrega máxima performance e durabilidade acima da média.

Abaixo, conheça o processo de fabricação do material rodante ITR!

Componentes do Material Rodante

como-e-o-processo-de-fabricacao-do-material-rodante-itr

Antes de mais nada, vamos a uma breve definição de cada componente do conjunto rodante fabricado pela ITR:

  • Esteiras – São montadas em torno da roda motriz, da roda guia e dos roletes, é composta por segmentos de esteira e cada segmento é composto por 1 bucha, 1 pino e 2 elos.
    Fornecem a força para os roletes moverem a máquina e transmitem a força de tração da roda motriz para as sapatas e ao solo.
    Assim como, transmitem o peso da máquina, dos chassis laterais e dos roletes inferiores para as sapatas e ao solo.
  • Sapatas – São fixadas nas esteiras através de porcas quadradas ou hexagonais e parafusos de alta resistência.
    Além disso, podem ter nenhuma, uma, duas ou três garras, para penetrar na terra e transmitir para a máquina, a força de tração e também o peso da máquina ao solo.
  • Roda Guia – Localizada na parte dianteira do conjunto rodante e movimenta-se horizontalmente.
    Barras deslizantes guiam a roda guia no chassi lateral com movimento horizontal, do mesmo modo flanges internas guiam as esteiras.
  • Roda Motriz – Possuem o mesmo passo que as esteiras e transmitem forças de tração desde o moto-redutor até as buchas da esteira.
  • Rolete Superior – Suportam e guiam a esteira entre a roda guia e a roda motriz.
  • Rolete Inferior – Transmitem o peso da máquina, a carga e a potência de trabalho para as esteiras, assim como, permitem o movimento rodante da máquina e suas flanges laterais guiam a esteira.
como-e-o-processo-de-fabricacao-do-material-rodante-itr

O processo de fabricação do Material Rodante ITR

Primeiramente, é bom salientar que a principal característica é a gestão interna da produção, desde o projeto até a fabricação.

Bem como, os inúmeros controles de qualidade e a aquisição das matérias primas.

Isso garante a qualidade do material rodante bem como a sua máxima performance.

Enfim, vamos conhecer o processo de fabricação do Material Rodante ITR!

Esteiras

As esteiras são equipadas com elos mestres perfilados com tecnologia de eletro-erosão por fio (EDM).

Os elos ITR são forjados com aço boro, o que assegura uma excelente resistência ao desgaste e dureza ≥ Rockwell C50 com profundidade que vai de 8-12 mm ou mais, dependendo do tamanho do elo.

O processo de fabricação das buchas busca obter força no núcleo, máxima dureza na superfície e resistência ao desgaste combinando o processo de têmpera de endurecimento com o processo de têmpera por indução da superfície.

A produção dos pinos visa garantir uma alta resistência e tenacidade no núcleo, combinada com uma elevada resistência ao desgaste no diâmetro exterior.

Sapatas

As sapatas possuem perfil de acordo com as especificações originais e passam pela forja e pelos processos de mecanização.

Em seguida, recebem tratamentos térmicos que garantem a sua durabilidade.

Rodas Guia

Utilizam um sistema de vedação de vanguarda e com rolamento projetado, seguindo as especificações mais exigentes da indústria. A produção se realiza em linhas de montagem com o procedimento de injeção automática de óleo.

Além disso, utilizamos variados tipos de aço que recebem tratamento térmico para proporcionar um rendimento notável em ambientes de trabalho extremos.

Rodas Motrizes e Segmentos

As rodas motrizes são fabricadas mediante um processo de fundição, mecanizados e tratados termicamente enquanto que os segmentos são produzidos à partir de um processo de corte a quente mecanizado (forjado) e têmpera.

Roletes Inferiores e Superiores

Utilizam materiais selecionados como o aço boro, com elevada tenacidade de fundição e componentes de primeira qualidade.

Além disso, os profundos tratamentos térmicos e a mecanização precisa garantem a uniformidade e a consistência da produção.

Bem como, a cuidadosa montagem, a lubrificação permanente e o controle de qualidade durante e depois da produção asseguram o rendimento e a confiabilidade do produto.

Assista ao vídeo abaixo que mostra um pouco do processo de fabricação do Material Rodante ITR

Por fim, continue acessando o nosso blog para saber sobre as últimas novidades e notícias sobre equipamentos e máquinas pesadas.

A ITR trabalha com peças de reposição para equipamentos pesados, conheça nossa linha completa e entre em contato com nossos consultores através do telefone 11 3340-7555.

– ITR South América –
Telefone: 11 4750-1305
E-mail: itr@itrsa.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia Mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *