Cuidados com os pneus OTR
pneus otr

Embora sejam pensados para condições severas, como terrenos rochosos e com topografia irregular, os pneus OTR (off the road, fora de estrada em português) podem ter sua vida útil reduzida se alguns cuidados não forem tomados. Nesse artigo, discutiremos algumas das medidas que devem ser tomadas para aproveitar o máximo dos pneus OTR e, consequentemente, aumentar o rendimento das suas máquinas.

Aplicação dos pneus OTR

Antes de tudo, primeiro é preciso saber que tipo de pneu OTR melhor se encaixa na sua necessidade. Os pneus OTR são utilizados em vários ambientes e para vários propósitos, e existem diversos modelos desse produto que atendem às mais diversas máquinas e indústrias. A ITR já tem um artigo inteiro apenas falando sobre a diversidade dos pneus OTR, então antes de comprar dê uma lida nele clicando aqui.

Manutenção do terreno

Um fator que pode prejudicar a eficiência dos pneus, ou até causar a perda completa deles, são corpos estranhos no terreno, como pedras ou pedaços de vergalhão. Por isso, é importante realizar a manutenção regular do relevo, principalmente das áreas de carga e descarga, onde as máquinas transitam com mais frequência.

Um ambiente seguro de ameaças aos pneus é um passo importantíssimo para garantir a longevidade não só dos pneus, como também evitar acidentes com as máquinas e com os colaboradores.

Manutenção dos equipamentos

Assim como no terreno, a manutenção das máquinas também é fundamental para prolongar a vida útil dos pneus. Estar sempre atento para o alinhamento, cambagem e suspensão dos veículos é uma forma simples, porém eficaz de evitar problemas futuros nos pneus devido à pressão irregular ou outros fatores. É claro que, embora nosso foco hoje sejam os pneus OTR, a inspeção regular das máquinas é de suma importância para todo o seu negócio, pois elas são o coração do processo e quaisquer falhas ou irregularidades podem se tornar graves problemas.

Verificação da condição dos pneus

Entre os fatores que reduzem a vida útil dos pneus OTR, os mais comuns são excesso de velocidade, sobrecarga e baixa pressão. Por isso, é extremamente importante verificar todos os dias a pressão de ar e a temperatura dos pneus antes do início dos trabalhos, e também instruir os motoristas para evitar o excesso de carga e de velocidade.

O correto é manter uma equipe de técnicos especializados que verifiquem o rendimento dos pneus regularmente, e estejam sempre prontos para aconselhar as melhores práticas. Também existem diversos equipamentos eletrônicos de monitoramento, que medem pressão e temperatura dos pneus OTR, e avisa quando houver alguma irregularidade que possa causar algum acidente ou desgaste prematuro.

Gostou das nossas dicas? Fique atento ao nosso blog e não perca nenhum dos nossos próximos posts!

Leia Mais

Vantagens das FPS com sistema sem marreta ITR

Vantagens das FPS com sistema sem marreta ITR

As Ferramentas de Penetração no Solo - FPS com sistema sem marreta ITR "Unik Hammerless", trazem segurança e agilidade para a sua operação! Primordialmente, no setor das peças sobressalentes para máquinas de movimentação de terras, as peças de desgaste FPS...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *