O impacto dos filtros no sistema hidráulico das escavadeiras
o-impacto-dos-filtros-no-sistema-hidraulico-das-escavadeiras

O sistema hidráulico das escavadeiras é suscetível a muitos tipos de contaminação, portanto, merecem atenção especial.

Os contaminantes podem causar o desgaste prematuro das superfícies internas. Eles também promovem vazamentos e obstruem os caminhos do fluxo.

Dessa forma, um sistema de filtragem eficiente e de tamanho correto deve ser parte integrante de cada sistema hidráulico para separar as partículas maiores ou de um tamanho específico do fluido do sistema hidráulico.

Conhecendo o sistema hidráulico

O sistema hidráulico das escavadeiras requer uma ampla gama e variedade de válvulas, bombas, válvulas de retenção de filtros, válvulas de contrapeso, cilindros hidráulicos, filtros de bomba, bem como, tubos e vedações capazes de suportar altas pressões.

Nesse sentido, todos os materiais usados ​​para fazer um sistema hidráulico devem ser extremamente fortes e duráveis.

As escavadeiras possuem pelo menos seis atuadores hidráulicos: lança, braço de elevação, caçamba, giro, deslocamento para a esquerda, assim como, deslocamento para a direita. Esta diversidade de funções de trabalho coloca demandas especiais em seu sistema hidráulico.

Dessa forma, durante as operações, o sistema hidráulico de uma escavadeira conduz todos os movimentos de maneira suave, simultânea, sensível e independente.

Fluxos de alto volume de fluidos hidráulicos garantem movimentos rápidos durante a operação. Isso é obtido com cilindros diferenciais, cujos classificadores de fluxo hidráulico são o dobro do volume da bomba instalada.

O fluido desempenha quatro funções fundamentais em um sistema hidráulico:

  • Ele gera força e movimento porque o fluxo é alterado para pressão.
  • Ele reside em um espaço entre diferentes superfícies de metal. Posteriormente, ele cria uma vedação que ajuda na eliminação de poluentes, fornecendo uma barreira de pressão.
  • Ele atua como um lubrificante para diferentes superfícies metálicas.
  • Ele resfria os componentes do sistema.

Tipos de falhas no sistema hidráulico das escavadeiras

Primordialmente, existem três tipos de falha hidráulica.

  • Catastrófica: ocorre quando uma grande partícula entra em uma bomba ou válvula, causando o travamento de uma palheta;
  • Intermitente: acontece quando os contaminantes às vezes se acomodam em uma válvula de gatilho, impedindo-a de fechar;
  • Degradação: é geralmente o resultado de desgaste abrasivo, corrosão ou fadiga superficial em um componente.

Por exemplo, quando as partículas entram entre a folga das superfícies de uma bomba em movimento, elas podem entrar em atrito contra as superfícies, causando tensão e rachaduras e até mesmo quebrando peças da bomba em partículas metálicas.

É responsabilidade de sua equipe de manutenção garantir que o sistema de filtragem esteja funcionando de maneira ideal, bem como, monitorando-o regularmente.

Quando os indicadores eletrônicos ou mecânicos alertarem que os elementos do filtro estão sujos ou entupidos, substitua os elementos imediatamente.

Se o cilindro não estiver equipado com vedações de haste eficazes, a sujeira pode passar e danificar as válvulas antes de ser capturada pelo filtro da linha de retorno.

É normal que as vedações da haste se desgastem. À medida que cortam o óleo da haste ou do cilindro, eles se tornam mais arredondados, resultando em um cilindro com vazamento que certamente permitirá a entrada de poeira e sujeira. Antes que o vazamento ocorra, as vedações da haste devem ser substituídas.

Os respiros permitem o movimento de ar suficiente dentro do reservatório hidráulico, mantendo a entrada de contaminantes atmosféricos, como poeira e partículas de água.

Aqueles que vêm de fábrica em equipamentos pesados ​​nem sempre são equipados com um respiro equipado com filtro.

Por fim, para maximizar a eliminação de partículas prejudiciais, deve-se instalar um respirador equipado com filtro.

O funcionamento do filtro hidráulico

Acima de tudo, o filtro tem como função reter partículas estranhas ao sistema hidráulico, que circulam pelo fluido que podem causar danos por abrasão.

Estas partículas podem ser provenientes de ingresso de origem externa, desgaste interno do sistema ou estarem presentes em peças devido à fabricação.

A maioria dos filtros hidráulicos são dispositivos cilíndricos com aberturas para entrada e saída de fluido em lados opostos do filtro.

O fluido é normalmente direcionado através dos canais no alojamento do filtro e passado através do meio filtrante.

O meio filtrante coleta os contaminantes e o fluido limpo passa por um canal central, fazendo seu caminho para a saída.

Os contaminantes permanecem presos no meio filtrante, quando o filtro está cheio até a capacidade, um switch geralmente aciona um LED ou outro indicador visual para anunciar a troca do filtro.

Orientações para a troca dos filtros

  • Siga as recomendações do fabricante do equipamento quanto à frequência de manutenção do sistema. Isso geralmente é expresso em termos de horas de trabalho.
  • Verifique no manual do fabricante do seu equipamento as recomendações para cada valor de pressão e eficiência do filtro.
  • Não escolha apenas o filtro mais barato disponível. Filtros de fabricantes conceituados passam por testes rigorosos de desempenho e longevidade. Um filtro bem feito e eficaz protegerá os componentes mais valiosos em seu maquinário por muito mais tempo e sem o risco de paralisações inesperadas.

Principais vantagens

Os filtros têm muitas vantagens que garantem um funcionamento seguro do sistema hidráulico. As vantagens de utilizar o filtro hidráulico são inúmeras, por exemplo:

  • Elimina a presença de partículas estranhas no fluido hidráulico;
  • Protege o sistema hidráulico dos perigos de contaminantes de partículas;
  • Melhora a eficiência e produtividade geral;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Melhora a vida útil do sistema hidráulico.

Filtro de qualidade é com a ITR

Por fim, é muito mais econômico e prático estabelecer um cronograma de manutenção preventiva de rotina para trocar seus filtros hidráulicos.

Dessa forma, a troca regular dos filtros, permitirá que sua máquina funcione com a máxima eficiência, promovendo a limpeza do sistema hidráulico das escadeiras e permanecendo em serviço por mais tempo.

Mantenha em estoque uma quantidade mínima de cada filtro, afinal, a troca deve ser rápida com menor impacto possível na sua produtividade.

A ITR fornece uma ampla gama de filtros para equipamentos de todas as marcas e modelos, incluindo: filtros hidráulicos, filtros de óleo, filtros de combustível, filtros de ar, vedações e juntas.

Em caso de dúvida, entre em contato com os nossos especialistas para obter orientação.

– ITR South America –
Telefone: 11 4750-1305
E-mail: itr@itrsa.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia mais: Motivos para cuidar dos filtros da sua máquina

Leia Mais

Como manter a lâmina da motoniveladora afiada

Como manter a lâmina da motoniveladora afiada

Manter a lâmina da motoniveladora afiada é um desafio para a maioria dos operadores e empreiteiros. Sabemos que a máquina funciona bem e com eficiência quando a lâmina está em bom estado. Portanto, o funcionamento eficiente da motoniveladora depende de sua lâmina, seu...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *