Como escolher lâmina para motoniveladora
Como escolher lâmina para motoniveladora

Escolher a lâmina para motoniveladora depende de diversos fatores como o tipo de trabalho, o tipo de solo e abrasividade do material que entrará em contato com ela.

Entenda quais são as variáveis para esta escolha e quais as lâminas para motoniveladora mais indicadas para cada situação.

Lâmina de motoniveladora para aplicação geral

Caso a sua motoniveladora trabalhe em aplicações mais leves, mas em diferentes tipos de terrenos, recomenda-se o uso de lâmina curva ou plana de 16 mm (5/8“) ou 19 mm (3/4”).

O uso de lâminas mais espessas se dá quando o material é muito abrasivo e a penetração é secundária ao seu desgaste.

Nestes casos, pode-se usar lâminas com largura aumentada (203 mm ao invés 152 mm).

Isso implica que as lâminas maiores serão substituídas com menos frequência que as outras, com a consequente economia de custo, bem como, de mão-de-obra.

Lâmina utilizada para nivelamento de terreno

No caso de nivelamento de terreno, recomenda-se lâminas curvas mais finas, como a de 1/2”, pois fornecem uma ótima penetração, mantendo a afiação por muito mais tempo.

Além disso, o usuário descarta menos material no final da vida útil da lâmina.

Aplicação pesada (solo abrasivo)

Remcomenda-se lâminas planas e largas. As espessuras ideais são de 25 mm (1 pol.) ou 35 mm (1.3/8”), a largura ideal seria a de 254 mm (10”).

Isso ocorre porque, além de aumentar o espectro, as lâminas planas são mais resistentes do que as curvas.

Aplicações em que a penetração máxima é necessária

Nesse caso, as lâminas serrilhadas são recomendadas, uma vez que a pressão transmitida da máquina para a lâmina é concentrada a partir desta nos pontos de contato com o solo, portanto, a pressão exercida em uma unidade de superfície é maior que a aplicável com os perfis contínuos

Este tipo de lâmina para motoniveladora é específico para terrenos particularmente compactos. Lâminas serrilhadas possuem versões planas ou curvas.

Aplicações especiais com lâmina de motoniveladora

No mercado são encontradas lâminas para motoniveladora com agregados de carboneto de tungstênio na superfície ou com inserções de carboneto de tungstênio em sua liga

Muito utilizadas ​​em aplicações muito abrasivas combinadas com operações de baixo impacto (solos com baixo teor de pedras, assim como, de silício).

O seu custo é muito superior ao das lâminas normais, uma vez que o tratamento de deposição ou inserção de tungstênio é um processo complicado e o próprio tungstênio é muito caro.

O Grupo ITR é um dos maiores fabricantes mundiais de lâminas e ferramentas de penetração no solo em geral, além disso, a qualidade das peças produzidas, aliada a performance em campo garantem o melhor custo/benefício do mercado.

Conheça nossa linha completa e entre em contato com um de nossos consultores através do 11 3340-7555.

– ITR South America –
Telefone: 11 4750-1305
E-mail: itr@itrsa.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia Mais

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como manter a lâmina da motoniveladora afiada - ITR South America - […] Leia mais: Como escolher lâmina para motoniveladora […]
  2. Diferentes aplicações de uma motoniveladora - ITR South America - […] Para saber como escolher a lâmina mais adequada para cada aplicação, leia “Como escolher lâmina para motoniveladora”. […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *